Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Drogas psicoativas legais

Parece existir uma solução para cada problema, para cada dificuldade que aparece na vida. Quer emagrecer? Inibidor de apetite. Não consegue dormir? Calmante. Problemas no trabalho ou na família? Antidepressivos. Em cápsulas ou em comprimidos, é bem fácil de se conseguir, apesar de são drogas psicoativas que podem comprometer o estado físico e mental do usuário.

Há um certo mito de que somente as drgoas ilícitas causam danos ao corpo humano. Mas não galera! Drogas legais também causam dependência química, tanto é que entram na lista dos órgãos internacionais de controle de narcotráfico.

Sexta-feira, depois do serviço, a turma do trabalho sai pra beber. Mas ninguém bebe apenas. Tem sempre um aperitivo e outro que acaba fazendo o gosto do grupo. E assim vai até de madrugada. No sábado tem um aniversário. Bolo, salgadinho, refrigerante, docinho... E lá se vai indo o regime da semana toda. No domingo ( já que o regime foi por água abaixo mesmo) tem aquele almoço de família com aquela lasanha super calorosa e um pudim de sobremesa pra fechar com chave de ouro. Aí, na segunda-feira bate aquele peso na consciência porque aquela roupa que você usou na semana passada já não seve mais porque eatá apertada. É nessa hora que o pessoal vai recorrer a remédios para emagrecer, que tiram o apetite. É por causa dessa vasta culinária brasileira é difícil se policiar e comer somente o que se satisfaz. Sempre se come muito mais do que se deveria. E é por isso que o Brasil está na lista de destaque da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (JIFE) no consumo de anfetamina, substância responsável pela inibição do apetite.

E adivinha? Os maiores consumidores desses remédios são as mulheres. É meninas, de acordo com pesquisas, nós comemos de 8 a 9 vezes mais que os homens. Será que é por que somos descontroladas assim como vemos um sapato lindíssimo na vitrine e não sossegamos enquanto não compramos? Talvez. Mas isso gera um outro problema: oconsumo de ansiolíticos, medicamentos que diminue a ansiedade; porque a anfetamina aumenta a atividade, diminue o sono e provoca ansiedade. ( Se não fosse por esse último até seria um medicamento perfeito né? A gente ia comer menos, dormir menos! Íamos ficar esbeltas e ainda íamos dar conta de estudar,trabalhar, sair... sem ficar com aquela cara de morta se escorando em qualquer cantinho pra dormir!!) rsrrsrrs brincadeira!

Apesar de ser proibido receitar conjuntamente anfetaminas e benzodiazepínicos (a categoria de tranqüilizantes de uso mais generalizado), o controle frouxo dos órgãos de fiscalização permite a usuários, médicos e farmácias burlarem a lei com facilidade. Basta que o médico ou o paciente providenciem duas receitas separadas. Isso vai causar um estrago enorme no organismo porque é como se pisasse no acelerador e no freio o tempo todo ao mesmo tempo, sem falar na dupla dependência, no coquetel químico. Um remédio vai puxando o outro. Começa com os diminuidores de apetite, passa para os laxantes, calmantes, antidepressivos... e só vai acabar quando você estiver sem cabelo.

O abuso de psicoativos é fenômeno mundial. O paciente espera que qualquer mal-estar tenha remédio; o médico muitas vezes passou por um programa educacional inadequado. Como resultado, é comum o consumo em dosagem excessiva e por tempo prolongado. As pessoa acham que os remédios vão superar qualquer insatisfação da vida. Qualquer tristeza é vista com depressão e não há remédio prescrito para curar tristeza. Têm-se que procurar outros ares, outros ambientes, procurar atividades que lhe dê prazer. Existe até um "remédio da felicidade", um atidepressivo fluoxetina. Ele funciona como um filtro de sensações por isso inibe o apetite e até o desejo sexual. Mas causa sonolência durante o dia e a pessoa não consegue dormir à noite.

Os usuários desse medicamentos deveriam ser alertados em relação à questão da dependência pois na sua maioria eles nem sabem e não associam os sintomas ao medicamento. Muias vezes o estágio de dependência do remédio já está tão avançado que o paciente passa a exigir receitas para o médico de forma agressiva e nervosa ou até simulam sintomas.

O que se deve prestar atenção é que isso não é só um problema de pessoas mais velhas. Cada vez mais os jovens estao procurando tratamentos desse nível. Geralmente entre eles há um atroca de informações sobre dosagens, combinaão de remédios com álcool, efeitos colaterais, maneiras de burlar o médico e de conseguir medicamentos sem receita.

Também não é para ficar pensando que as drogas psicoativas só trazem malefícios. O que só não pode é achar que a vida não tem problemas e quando aparece algum é hora de tomar um anti-depressivo ou um calmante para poder conseguir lhe dar com a situação.



http://www.secom.unb.br/unbcliping/cp050616-05.htm

POSTADO POR LUDMILLA

3 comentários:

polímeros(plásticos) disse...

É REALMENTE PODEMOS CONTROLAR O NOSSO APETITE, MAS AS VEZES NÃO É FÁCIL.

YARA

INFORMÁTICA E QUÍMICA disse...

Um mundo de hoje , faz com que as pessoas sejam escravas de sua beleza, para isso elas se submetem a muitos ricos e um deles e o uso de medicamentos que controlam o apetite e isso e fruto de uma sociedade consumista.
Sérgio Rodrigues - 1º ano Química

INFORMÁTICA E QUÍMICA disse...

Esta postagem é super interessante já que nos faz refletir sobre o uso (que se torna até um ABUSO) de drogas psicoativas e que nem ao menos nos damos conta disso!
Estamos tão acostumados com as praticidades do cotidiano... que até parece que a solução para os nossos problemas vem em CÁPSULAS!!!


Tharissa da Silva Ferreira